A arte indígena anterior a Cabral
Segundo
a Fundação Nacional do Índio – FUNAI -, quando os portugueses chegaram ao
Brasil, havia aqui 1 milhão a 10 milhões de Indígenas. Hoje restam cerca de 350
mil, distribuídos por reservas em todo país. Além da redução numérica,
impressiona e assusta a destruição de culturas que criaram, ao longo dos
séculos, objetos de tão grande beleza, como os que você vê nas figuras.
Uma arte integrada à cultura
Quando
dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso
ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena. Para ele, os mais simples
objetos usados nas dia-a-dia – redes, potes, cestos, etc. – devem ser feitos
com muito capricho e perfeição. Desse modo os objetos são belos porque são bem
feitos, e não por serem obras artísticas.
Nas
sociedades indígenas a preocupação com a beleza aparece também nos acessórios –
colares, tangas, cocares -, nas máscaras e objetos rituais e nas pinturas
corporais.
Outro
aspecto importante da arte indígena é que ela representa mais as tradições da
comunidade que as preferências do artista. Assim o estilo da pintura corporal,
do traçado e da cerâmica varia muito de um grupo para outro, como se fosse a
“marca” de cada comunidade.
A arte indígena mais recente
Na
arte indígena despertam interesse também a arte plumária, as máscaras e a
pintura corporal. A arte plumária é muito especial: não está ligada a uma
finalidade, mas apenas à busca de beleza. Apresenta dois estilos mais
importantes: peças maiores, como diademas e peças mais delicadas, sobre faixas
de tecido de algodão, como colares e braceletes.
A
pintura corporal é usada para transmitir ao corpo a alegria contida nas cores
vivas e intensas, por isso a escolha dessas cores é importante. As mais usadas
são o vermelho vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco de
jenipapo e o branco da tabatinga (terra argilosa que apresenta várias cores).
Para
os índios, as mascaras são artefatos produzidos por homens comuns. Ao mesmo
tempo, porém, tornam-se a figura viva do ser sobrenatural que representam.
Podem ser feitas de troncos de árvores, palhas de buriti e cabaças.
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