A arte indígena anterior a Cabral-TOTALIDADES 7
Segundo
a Fundação Nacional do Índio – FUNAI -, quando os portugueses chegaram ao
Brasil, havia aqui 1 milhão a 10 milhões de Indígenas. Hoje restam cerca de 350
mil, distribuídos por reservas em todo país. Além da redução numérica,
impressiona e assustam a destruição de culturas que criaram, ao longo dos
séculos, objetos de tão grande beleza, como os que você vê nas figuras.
Uma arte integrada à cultura
Quando
dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso
ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena. Para ele, os mais
simples objetos usados nas dia-a-dia – redes, potes, cestos, etc. – devem ser
feitos com muito capricho e perfeição. Desse modo os objetos são belos porque
são bem feitos, e não por serem obras artísticas.
Nas
sociedades indígenas a preocupação com a beleza aparece também nos acessórios
– colares, tangas, cocares -, nas máscaras e objetos rituais e nas pinturas
corporais.
Outro
aspecto importante da arte indígena é que ela representa mais as tradições da
comunidade que as preferências do artista. Assim o estilo da pintura corporal,
do traçado e da cerâmica varia muito de um grupo para outro, como se fosse a
“marca” de cada comunidade.
A arte indígena mais recente
A
pintura corporal é usada para transmitir ao corpo a alegria contida nas cores
vivas e intensas, por isso a escolha dessas cores é importante. As mais
usadas são o vermelho vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco
de jenipapo e o branco da tabatinga (terra argilosa que apresenta várias
cores). Para os índios, as mascaras são artefatos produzidos por
homens comuns. Ao mesmo tempo, porém, tornam-se a figura viva do ser
sobrenatural que representam. Podem ser feitas de troncos de árvores, palhas
de buriti e cabaças. Os materiais usados pelo artista
pré-histórico, em suas pinturas, eram “corantes naturais” feitos de minerais,
ossos carbonizados (queimados) carvão, vegetais, e sangue animal. Os
elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura de animais caçados.
Como pincel, o artista pré-histórico utilizava os dedos e instrumentos feitos
de penas e pelos.
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quinta-feira, 13 de junho de 2013
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