MATERIAL DE ESTUDOS
ARTES TOTALIDADE-6
A Fotografia no
Brasil
Desde sua invenção, a
fotografia conquistou espaço no cotidiano das pessoas, retratando costumes,
artes e cultura, além de se tornar uma fonte de renda para muitos
trabalhadores. Os profissionais dessa área devem estar atentos ao mercado e a
evolução tecnologia, que está em desenvolvimento sempre. A exploração comercial
desta atividade é continuamente crescente, oferecendo oportunidades de emprego
a milhares de pessoas. A fotografia pode ser direcionada para várias áreas
trabalhistas: jornalística (documentando fatos ou áreas comerciais),
publicitária (produzindo conteúdo para a as principais empresas brasileiras),
pericial, área de edição e manipulação de imagens com ajuda de softwares de
computadores, além de fotografar pessoas para books ou desfiles de moda.
Mas, para isso, é necessário
estudar. Hoje, diversos cursos já estão espalhados pelo Brasil para formar e
qualificar os interessados em seguir essa profissão.
Futurismo
O que é futurismo, características do futurismo, artistas futuristas, obras, futurismo no Brasil, vanguarda (atitude artística de renúncia as tradições recebidas através da livre experimentação de novas formas de expressão).
O que é futurismo, características do futurismo, artistas futuristas, obras, futurismo no Brasil, vanguarda (atitude artística de renúncia as tradições recebidas através da livre experimentação de novas formas de expressão).
Filipino Marinetti: o iniciador do movimento futurista
O futurismo foi um
movimento literário e artístico iniciado em 1909. Foi Filipino Marinetti, poeta
italiano, quem começou este movimento com a publicação do Manifesto
Futurista. Ele fez parte da primeira vanguarda futurista.
Características do Futurismo:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes,
sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de
velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens,
traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;
O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais e propaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação.
O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.
O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfica pós-moderno.
A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.
Na literatura, as principais manifestações ocorreram na poesia italiana, que se dedicava às causas políticas. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a ideia de velocidade. Por Patrícia Lopes
CUBISMO
O Cubismo trata as formas da natureza por meio de traços retos, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano e com utilização mínima de curvas nos desenhos.
A representação dos objetos não
tem nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Os cubistas fizeram também lindas colagens. Achavam que uma
figura não devia ser vista apenas de um único ponto e que a perspectiva não
capta a completa realidade de um objeto que pode ser visto de diversos lados e
vai se modificando a medida que o observador muda de lugar.”
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
Cubismo pré-analítico foi uma espécie de preparação para o cubismo, onde surgiram as primeiras características do movimento;
Cubismo analítico - que se caracteriza pela desestruturação da obra e pela decomposição de suas partes constitutivas;
Cubismo sintético - é uma reação ao cubismo analítico para tornar as figuras novamente reconhecíveis, através da colagem de pequenos pedaços de jornal e letras.
Cubismo pré-analítico foi uma espécie de preparação para o cubismo, onde surgiram as primeiras características do movimento;
Cubismo analítico - que se caracteriza pela desestruturação da obra e pela decomposição de suas partes constitutivas;
Cubismo sintético - é uma reação ao cubismo analítico para tornar as figuras novamente reconhecíveis, através da colagem de pequenos pedaços de jornal e letras.
Após ler o texto assinale a alternativa
que considerar correta:
1-O Cubismo apresenta em suas artes:
a) a forma como são as coisas b) o contrario de como são os objetos
c) com grande semelhanças d) trabalho muito reto e preciso
c) com grande semelhanças d) trabalho muito reto e preciso
2-Os cubistas afirmam que:
a) a figura deve ser vista de vários ângulos b) a figura de ser vista por inteira
c) a figura deve ser vista de
frente d) a figura deve
ser vista de lado
3-O Cubismo é um movimento:
a) político b) religioso c) artístico d) individualista
O Expressionismo foi um movimento que
surgiu na Alemanha no início do século XX e foi considerado de vanguarda por
propor idéias bastante inovadoras para a época. Os artistas do movimento
procuravam exteriorizar através da arte uma reflexão individual, uma visão
pessoal do mundo ao seu redor.
O Expressionismo abrangeu várias áreas artísticas
como a arquitetura, a música e a dança, apesar de sua primeira manifestação
terem acontecido no campo da pintura. O estilo surgiu como reação ao Impressionismo,
movimento que visava o naturalismo utilizando a luz
e o movimento para dar realidade à obra.
. Apesar de ser considerado um movimento heterogêneo, onde os artistas possuíam
tendências variadas, o Expressionismo possuía duas características muito
fortes, a subjetividade e a intuição. A arte mais pessoal tinha como base a
expressão do artista, o que ia totalmente contra a idéia de impressão da
realidade.
Devido à intensa subjetividade,
muitas vezes o expressionismo é entendido como uma deformação da realidade,
uma forma de expressar sentimentos mesmo que esses não sejam objetivos. Mesmo
tendo iniciado na Alemanha, o Expressionismo pode ser observado em vários
países do mundo todo e em espaços geográficos muito distintos.
.Muitas vezes o Expressionismo remete à melancolia, uma vez
que poderá envolver assuntos como a solidão com cores
violentas. Um dos motivos desse retrato de miséria é o período histórico vivido
pela Alemanha, país que passava pela Primeira Guerra Mundial.
Estão entre os principais
artistas do Expressionismo no mundo: Paul Gauguin, Cézanne, Van Gogh, e outros.
Escultura Expressionista
CONCEITO DADISMO-
Movimento artístico surgido na Europa, mais especificamente na cidade Suíça de Zurique, em 1916, contrário a burguesia e ao naturalismo, que valorizava a arte abstrata.
Movimento artístico surgido na Europa, mais especificamente na cidade Suíça de Zurique, em 1916, contrário a burguesia e ao naturalismo, que valorizava a arte abstrata.
História
O movimento do dadaísmo formou-se
em 1916, em Zurique, por jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer
em seus países para não serem convocados para a guerra. O movimento então se
inicia como uma negação ao envolvimento com a guerra.
Serviu como base para vários
movimentos artísticos do século XX como o surrealismo, arte conceitual, pop art
e expressionismo abstrato.
Um dos maiores artistas do
movimento foi Marcel Duchamp. Em uma de suas obras ele coloca bigode na obra de
Gioconda, querendo escandalizar os espectadores.
Dadaísmo
O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de
refugiados (escritores e artistas plásticos) com o intuito de fazer algo
significativo que chocasse a burguesia da época.
Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das
conseqüências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de
revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.
O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas européias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas européias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
A linguagem dadaísta pretende anular qualquer barreira quanto a
significações, pois o importante nas palavras não é seu significado, e sim sua
sonoridade. O som é intensificado com o grito, o urro contra o burguês e seu
apego ao capital.
No Brasil o Dadaísmo tem referência através do escritor Mário de
Andrade em seu livro Paulicéia desvairada, no qual há um poema chamado “Ode ao
burguês”. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deva ler o referido
poema os leitores que soubessem urrar.
REALISMO
Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, na pintura francesa, uma
nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da
crescente industrialização das sociedades. O Início europeu, que tinha
aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e
dominar a natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em
suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da
realidade.
ARQUITETURA
Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às
novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não
exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações,
ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias,
tanto para os operários quanto para a nova burguesia.
ESCULTURA
Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade.
Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os
escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma
intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do
momento significativo de um gesto humano.
Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e
O Pensador.
Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e
O Pensador.
PINTURA
Características da pintura:
• Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;
• Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e.
• Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
• Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;
• Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e.
• Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história.
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