quinta-feira, 13 de junho de 2013


 

 

MATERIAL DE ESTUDOS

ARTES TOTALIDADE-6

A Fotografia no Brasil 
Desde sua invenção, a fotografia conquistou espaço no cotidiano das pessoas, retratando costumes, artes e cultura, além de se tornar uma fonte de renda para muitos trabalhadores. Os profissionais dessa área devem estar atentos ao mercado e a evolução tecnologia, que está em desenvolvimento sempre. A exploração comercial desta atividade é continuamente crescente, oferecendo oportunidades de emprego a milhares de pessoas. A fotografia pode ser direcionada para várias áreas trabalhistas: jornalística (documentando fatos ou áreas comerciais), publicitária (produzindo conteúdo para a as principais empresas brasileiras), pericial, área de edição e manipulação de imagens com ajuda de softwares de computadores, além de fotografar pessoas para books ou desfiles de moda.

Mas, para isso, é necessário estudar. Hoje, diversos cursos já estão espalhados pelo Brasil para formar e qualificar os interessados em seguir essa profissão.

Em 1981, Sebastião Salgado é o único fotógrafo a registrar a tentativa de assassinato do presidente norte-americano Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional. A partir de então, Salgado, radicado na França, é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea.  

Futurismo
O que é futurismo, características do futurismo, artistas futuristas, obras, futurismo no Brasil, vanguarda (atitude artística de renúncia as tradições recebidas através da livre experimentação de novas formas de expressão).


Filipino Marinetti: o iniciador do movimento futurista

O futurismo foi um movimento literário e artístico iniciado em 1909. Foi Filipino Marinetti, poeta italiano, quem começou este movimento com a publicação do Manifesto Futurista. Ele fez parte da primeira vanguarda futurista.

Características do Futurismo:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;

- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;

- Propaganda como principal forma de comunicação;

- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;

- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;

- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;

O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filipino Marinetti, no jornal francês Le Fígaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.

O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais e propaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação.

O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.

O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.

O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfica pós-moderno.

A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.
Na literatura, as principais manifestações ocorreram na poesia italiana, que se dedicava às causas políticas. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a ideia de velocidade.
                                                                                                                                                  Por Patrícia Lopes 

CUBISMO

    O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Baque.
O Cubismo trata as formas da natureza por meio de traços retos, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano e com utilização mínima de curvas nos desenhos.

     A representação dos objetos não tem nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

    Os cubistas fizeram também lindas colagens. Achavam que uma figura não devia ser vista apenas de um único ponto e que a perspectiva não capta a completa realidade de um objeto que pode ser visto de diversos lados e vai se modificando a medida que o observador muda de lugar.”

     O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
Cubismo pré-analítico foi uma espécie de preparação para o cubismo, onde surgiram as primeiras características do movimento;
Cubismo analítico - que se caracteriza pela desestruturação da obra e pela decomposição de suas partes constitutivas;
 Cubismo sintético - é uma reação ao cubismo analítico para tornar as figuras novamente reconhecíveis, através da colagem de pequenos pedaços de jornal e letras.
Após ler o texto assinale a alternativa que considerar correta: 

1-O Cubismo apresenta em suas artes:

a) a forma como são as coisas       b) o contrario de como são os objetos  
c) com grande semelhanças           d) trabalho muito reto e preciso 

2-Os cubistas afirmam que:

a) a figura deve ser vista de vários ângulos     b) a figura de ser vista por inteira

c) a figura deve ser vista de frente                   d) a figura deve ser vista de lado 

3-O Cubismo é um movimento:

a) político          b) religioso         c) artístico        d) individualista

Artistas Expressionistas – Movimento Cultural e Obras do Expressionismo

   O Expressionismo foi um movimento que surgiu na Alemanha no início do século XX e foi considerado de vanguarda por propor idéias bastante inovadoras para a época. Os artistas do movimento procuravam exteriorizar através da arte uma reflexão individual, uma visão pessoal do mundo ao seu redor.

   O Expressionismo abrangeu várias áreas artísticas como a arquitetura, a música e a dança, apesar de sua primeira manifestação terem acontecido no campo da pintura. O estilo surgiu como reação ao Impressionismo, movimento que visava o naturalismo utilizando a luz e o movimento para dar realidade à obra.

.  Apesar de ser considerado um movimento heterogêneo, onde os artistas possuíam tendências variadas, o Expressionismo possuía duas características muito fortes, a subjetividade e a intuição. A arte mais pessoal tinha como base a expressão do artista, o que ia totalmente contra a idéia de impressão da realidade.

   Devido à intensa subjetividade, muitas vezes o expressionismo é entendido como uma deformação da realidade, uma forma de expressar sentimentos mesmo que esses não sejam objetivos. Mesmo tendo iniciado na Alemanha, o Expressionismo pode ser observado em vários países do mundo todo e em espaços geográficos muito distintos.

   .Muitas vezes o Expressionismo remete à melancolia, uma vez que  poderá  envolver assuntos como a solidão com cores violentas. Um dos motivos desse retrato de miséria é o período histórico vivido pela Alemanha, país que passava pela Primeira Guerra Mundial.

...Num momento como esse os intelectuais buscavam novas perspectivas, uma liberdade que muitas vezes não tinham na realidade e somente o irracional concediam. Muitas vezes esse arrebatamento trazia à tona temas proibidos na época como a obscenidades e coisas fantásticas.   Buscando despertar as emoções do observador, a arte expressionista muitas vezes se mostrava pessimista. Por se tratar de uma concepção individual e psicológica do mundo, é possível observar obras de um mesmo movimento com tendências bastante diversificadas.

Estão entre os principais artistas do Expressionismo no mundo: Paul Gauguin, Cézanne, Van Gogh, e outros.

Escultura Expressionista 

CONCEITO DADISMO-
Movimento artístico surgido na Europa, mais especificamente na cidade Suíça de Zurique, em 1916, contrário a burguesia e ao naturalismo, que valorizava a arte abstrata.

História
O movimento do dadaísmo formou-se em 1916, em Zurique, por jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a guerra. O movimento então se inicia como uma negação ao envolvimento com a guerra.

Serviu como base para vários movimentos artísticos do século XX como o surrealismo, arte conceitual, pop art e expressionismo abstrato.

Um dos maiores artistas do movimento foi Marcel Duchamp. Em uma de suas obras ele coloca bigode na obra de Gioconda, querendo escandalizar os espectadores.

Dadaísmo

O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos) com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época.

Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das conseqüências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.

O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas européias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.

A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.

A linguagem dadaísta pretende anular qualquer barreira quanto a significações, pois o importante nas palavras não é seu significado, e sim sua sonoridade. O som é intensificado com o grito, o urro contra o burguês e seu apego ao capital.

No Brasil o Dadaísmo tem referência através do escritor Mário de Andrade em seu livro Paulicéia desvairada, no qual há um poema chamado “Ode ao burguês”. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deva ler o referido poema os leitores que soubessem urrar. 

REALISMO
Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O Início europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. 

ARQUITETURA

Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.

ESCULTURA

Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e

 O Pensador.

PINTURA

Características da pintura:
• Representação da realidade com a mesma objetividade com
que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;
• Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a
beleza está na realidade tal qual ela é; e.
• Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.


A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário