segunda-feira, 24 de junho de 2013


 

ARTE CONTEMPORANEA PORTINARI-TOTALIDADE 8, 9             

    As pessoas não compreendem a arte contemporânea. Até os próprios artistas a subestimam e a depreciam, dizendo que qualquer coisa hoje em dia é arte. Claro que não estou generalizando.
É certo que tem muita coisa esquisita, no sentido de que não tem um conceito ou uma poética ao menos razoável. Sempre se fez arte segundo os parâmetros da sociedade da época. A arte sempre foi fruto dos acontecimentos contemporâneos; desde a Idade Antiga. Não poderia ser diferente atualmente. Até mesmo num mundo tão conturbado quanto o atual, onde tudo acontece muito rápido, a efemeridade é por vezes comum e vários acontecimentos passam como um turbilhão sobre os outros; sem que sequer tenhamos tempo para compreendê-los ou percebermos. Hoje a forma de fazer arte é tão vasta, que às vezes se pensa que não há mais nada a fazer, ou que qualquer coisa é considerada arte. E as pessoas ainda estão muito vinculadas com a arte clássica; renegando, por muitas vezes, outras formas de expressões artísticas.

     O problema maior é o desinteresse do público em geral pela arte; as pessoas não freqüentam mais as galerias, os museus como antigamente! A cultura principalmente baiana está vinculada ao pagode de baixa qualidade, falemos a verdade; e aos programas sensacionalistas da TV! (É o que as classes mais baixas têm como estilo de vida: pagode, bar, TV, trabalho (mal-remunerado) para depois gastar com tudo isso) e pronto! É realmente muito triste tudo isso.  

    Como artista sempre me questiona o que devo fazer para tornar a arte mais próxima ao público. Principalmente ao público em que nem sabe o que é arte!! É preocupante e assustador. Os artistas nunca tiveram tanta liberdade de expressão.

Vejo que tudo parte da educação mesmo. E uma educação doméstica como ponto de partida.  A evolução tem se dado de forma escandalosamente rápida; tudo é muito imediato, as pessoas buscam respostas rápidas aos seus prazeres, querem que tudo seja realizado hoje, agora; a internet tornou as pessoas mais digitais que pessoais; e elas não "perdem tempo" para contemplar o belo, para curtir um pôr do sol, para conversar com os amigos. As pessoas não param o seu tempo ara desacelerar e sentir. 

Refletir sobre a arte é muito mais importante que a própria arte em si, que agora já não é o objetivo final, mas sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos impressos no cotidiano pelas velozes transformações vivenciadas no mundo atual. 

Leia o texto e assinale as alternativas corretas:

1-De acordo com o texto a arte contemporânea está caracterizada pela:

a) Liberdade de cada artista se expressar.                             
b) Nos movimentos modernistas, por exemplo...
c) A arte contemporânea é construída com o original.           
d) Caracterizo com movimentos vanguardas. 

2-O artista contemporâneo pode trabalhar com:

a) objetivos e reflexão           b) analise e desejos       
c) conceitos e atitudes      d) apenas atitudes 

3-Vejo que tudo parte da educação mesmo. E uma educação doméstica como ponto de partida. Acredito que o público deixou de ter estes hábitos saudáveis de visitar galerias, museus e outras formas de expressões artísticas; porque querem algo imediato e fácil. Este parágrafo está afirmando que uma boa educação começa...

a) na escola                       b) na igreja    
c) na comunicação           d) na família 

4-O problema maior é o desinteresse do público em geral pela arte; as pessoas não freqüentam mais as galerias, os museus como antigamente! A cultura principalmente baiana está vinculada ao pagode de baixa qualidade, falemos a verdade; e aos programas sensacionalistas da TV! (É o que as classes mais baixas têm como estilo de vida: pagode, bar, TV, trabalho (mal-remunerado) para depois gastar com tudo isso) e pronto! É realmente muito triste tudo isso. Este parágrafo está afirmando que o publico que visita galerias de artes é:

a) classe baixa        b) classe alta     
c) media e alta         d) todas as classes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário